Powered By Blogger

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Texto para tarefa 4 do módulo Ambientes Virtuais de Aprendizagem

                       
                               A IMPORTÂNCIA DA WEB 2.0


                       NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.  

            

                                                        Por: Ana Carla Faria Jardim

 

A evolução das tecnologias voltadas para o desenvolvimento da informática fez surgir uma nova geração de ferramentas de comunicação da Internet denominada de Web 2.0. Essas ferramentas possuem características que aumentam as formas de interação entre os usuários da Internet e ampliam as possibilidades de publicação, compartilhamento e organização de conteúdo.
A Web 2.0 é uma forma cada vez mais utilizada na Internet e é uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem, sendo utilizada como plataforma. A mesma visa incentivar a criatividade e a construção coletiva e dinâmica do conhecimento. “A Web 2.0 é muito mais que tecnologia, é também uma questão de atitude. Atitude Web 2.0 é agilidade de desenvolvimento, é não tentar fazer como sempre foi feito, mas aproveitar as possibilidades da visão da Web como plataforma voltada para facilitar a vida do usuário”
( COSTA e MARINS,2011)
A web 2.0 nos permite utilizar a internet como recurso pedagógico. Os sites são aplicativos “funcionam como softwares que rondam no computador” (COSTA e MARINS, 2011) de forma simples, dando origem a diversas redes sociais. Blogs e wikis são exemplos de aplicativos para uso pedagógico, que para sua utilização não demandam custos para o professor. Ao utilizar a Web como ferramenta, estas devem estar focadas no desenvolvimento de aprendizagem colaborativa. Segundo WENGER,2002  é necessário oportunizar a criação de Comunidade de Práticas ou seja uma comunidade que sua principal característica seja a autonomia das pessoas que aprendem,constroem e fazem a gestão do conhecimento.
Neste contexto, evidenciamos a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem
para   a   educação presencial e    à   distância,   sendo   elementos   determinantes   para   a   construção   e democratização do conhecimento em todos os segmentos da sociedade.Conclui-se que  o novo perfil do educador é um dos fatores que contribuirá para a construção desse novo processo educacional. Será necessário enfrentar receios e buscar a aquisição de conhecimentos que permitam o uso da web 2.0 como recurso didático. Portanto a partir deste momento teremos novos educandos com uma capacidade maior de reflexão para enfrentar a as futuras Webs que surgirão.



Referências:

COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Lante UFF: Rio de Janeiro, 2012.
COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Lante UFF: Rio de Janeiro, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário